Gestão do Varejo

Software para ordem de serviço: como ele ajuda na tomada de decisão?

Tempo de leitura: 3 min

Em várias empresas, pode ser um pouco difícil entrar em acordo com relação ao tipo de serviço que será entregue. Você sabe  que  apesar de todos terem acesso à informação hoje em dia, apenas especialistas sabem quanto custa o serviço. Por isso mesmo, tantos negócios trabalham com uma Ordem de Serviço, ou OS.

Basicamente, a OS é um documento que detalha todo o trabalho que será entregue ao cliente, incluindo material, duração do serviço, obrigações de ambas as partes, etc. É quase um contrato. E, para emitir esse documento com mais facilidade, o ideal é ter um software para Ordem de Serviço. Além de ser uma solução mais prática, ele também ajuda bastante na sua tomada de decisões.

Para explicar melhor, separamos aqui algumas das vantagens que essa ferramenta oferece. Acompanhe!

Administração sistêmica de todas as etapas

O primeiro benefício que um software oferece é a possibilidade de gerenciar todas as etapas do pedido com mais facilidade. Assim como você faria com um sistema ERP, essa ferramenta te ajuda a acompanhar os diferentes estágios do pedido, incluindo o que já foi entregue e o que ainda precisa ser, sem falar em possíveis mudanças nos detalhes.

Histórico de receita gerada por cliente

O software para Ordem de Serviço inclui vários dados detalhados sobre cada pedido, incluindo a data de cada mudança.

Ter acesso a um histórico preciso de todo o trabalho realizado permite responder outras perguntas, como a duração de cada serviço, a rentabilidade de cada atendimento e os custos envolvidos em cada planejamento — todas as informações necessárias para tomar certas decisões em um negócio.

Padronização de informações

Se você pede a três pessoas para anotarem a mesma coisa ao longo do dia, dificilmente conseguirá reunir tudo em um mesmo lugar. Afinal, quando não há um padrão a ser seguido, cada um faz as anotações do próprio jeito.

O mesmo vale para suas ordens de serviço. Para evitar que cada profissional responsável por um atendimento misture tudo, o software cria um único formato de documento, melhorando sua gestão.

Facilidade para integrar os dados com todos os setores

Quando uma empresa começa a se modernizar, então precisará compartilhar dados entre diferentes áreas e sistemas. O financeiro precisa de informações do RH, jurídico, atendimento, e vice-versa. Usar um software para Ordem de Serviço dá uma ótima plataforma para compartilhar essa informação de forma rápida e segura.

Acompanhamento de cada pedido

Por fim, mas não menos importante, você pode ir atualizando as informações de cada ordem à medida que são cumpridas, ajustando valores ou apenas fechando a tarefa. E essa mudança fica visível para outras pessoas. Sendo assim, se outro setor só entra em jogo quando a tarefa A é concluída, ele pode verificar o estado dela no software quando quiser.

Para aproveitar melhor um software para Ordem de Serviço, é muito importante que você procure uma empresa bem-qualificada para te auxiliar. Soluções personalizadas, mais adequadas para o seu tipo de negócio, sempre serão mais rentáveis.

Quer conhecer uma agora mesmo? Então entre em contato com a TDP Sistemas de Informação e veja como podemos ajudar!

Banner para baixar manual de como Calcular Seu SalárioPowered by Rock Convert