Sistema ERP
Gestão do Varejo

Sistema ERP: como escolher o ideal para sua empresa?

Tempo de leitura: 4 min

Um dos grandes desafios dos empreendedores é cuidar das informações e dos processos dos diferentes setores da empresa. Afinal, são muitas responsabilidades, e é fácil se perder entre elas. Um sistema ERP é pensado justamente para integrar atividades e funções, otimizando tarefas do dia a dia e reduzindo custos.

Para aprender mais sobre esse sistema, continue conosco neste artigo!

O que é ERP?

ERP é um sistema de gestão que busca integrar informações e processos de diferentes setores e departamentos de uma empresa. Ou seja, em vez de contar com um software para lidar com as vendas e outro diferente para gerenciar contas e pagamentos, por exemplo, você integra todas essas funções em uma única plataforma.

A principal motivação para a existência de um sistema como esse é o prejuízo que a descentralização de informações traz. As empresas gastam muito mais quando precisam manter diversos softwares para cada setor, com licenças para cada um e suporte, e perdem em agilidade quando necessitam de comunicação entre os setores.

Quais os benefícios de um sistema ERP?

Gestão integrada

Uma gestão concentrada fortalece o conhecimento do empreendedor. Afinal, é muito mais fácil que você saiba de cada detalhe do seu estoque, por exemplo, quando trabalha com um sistema estruturado como um ERP.

Informações ficam mais acessíveis e a gestão pode ser feita com mais agilidade, com a devida comunicação entre diferentes setores. Com dados de diferentes fontes sendo cruzados, a tomada de decisão é mais segura.

Para tal, quanto mais informação, melhor. A probabilidade de a decisão ser correta é bem maior quando ela é amparada em informações, e não na intuição.

Otimização de processos

Com o ERP, os processos cotidianos da empresa poderão fluir sem os chamados gargalos operacionais. Afinal, o empreendedor terá total controle de tudo o que acontece e de todas as variáveis que envolvem as atividades diárias e poderá remover o que está atrapalhando.

Ademais, é possível automatizar tarefas repetitivas para agilizar o dia a dia. A precisão é maior quando há automação.

Prazos controlados

Com o aumento da produtividade e o controle em tempo real, os prazos serão controlados com mais precisão. Afinal, você produzirá muito mais em menos tempo e conseguirá entregar resultados de boa qualidade dentro dos períodos estimados.

Redução de riscos

O ERP ajuda a diminuir o risco de perda de informações, de mercadorias e de problemas eventuais financeiros, como um balanço mal feito que não gerencia bem os impostos, por exemplo. A visão ampla do negócio facilita com que o sistema o ajude a prevenir prejuízos futuros com as medidas adequadas.

Como escolher o sistema ideal?

O empreendedor deve tomar os devidos cuidados com relação ao ERP que deseja implementar. É importante analisar e escolher o software ideal para seu tipo de negócio, que se ajuste às suas necessidades.

Não adianta pagar mais por um sistema complexo demais que tem funcionalidades que não serão utilizadas. Para o varejo, aplicações focadas em pagamentos, caixa, notas fiscais e no gerenciamento de estoques são os mais adequados, por exemplo.

Pense também no preço, afinal, é sempre bom tentar equilibrar o custo com o benefício. No entanto, priorize uma solução que venha de um fornecedor experiente, com uma boa reputação e uma equipe disposta a solucionar dúvidas e a prestar a devida manutenção, como a TDP Sistemas de Informação. Caso ocorra algum problema, você terá em quem confiar.

A TDP oferece ao empresário um sistema que automatiza tarefas. Com essa aplicação, você conta com relatório e gráficos que dão uma visão mais ampla dos negócios. Você será capaz de controlar seus clientes, vendas e pagamentos para ter uma gestão mais segura e inteligente da sua empresa, reduzir custos e agilizar os processos.

Um software ERP é fundamental para a gestão correta de uma companhia, com acesso à informação de uma maneira centralizada e integração entre as atividades. Para escolher o ideal, você deve analisar suas necessidades e buscar a melhor solução.

Se você entendeu a importância de um sistema ERP, não deixe de entrar em contato conosco para saber mais sobre essa aplicação que o ajuda a gerenciar melhor sua empresa.

Banner para baixar manual de como Calcular Seu SalárioPowered by Rock Convert