Relatórios gerenciais
Gestão do Varejo

Relatórios gerenciais: quais os mais importantes e como gerá-los?

Tempo de leitura: 4 min

Para obter uma gestão mais organizada do seu negócio, você precisa conhecer e saber controlar os relatórios gerenciais. Eles são uma das principais ferramentas para auxiliar na integração de informações para a tomada de decisão, com uma visualização mais ampla acerca de tudo.

Ficou interessado? Quer aprender mais sobre a importância dos relatórios gerenciais? Então continue a leitura!

O que são relatórios gerenciais e para que servem?

Os relatórios gerenciais são documentos que contêm as informações mais importantes acerca dos diversos processos de uma companhia. É uma forma de registrar o que ocorre, integrar dados e acompanhar cada movimentação e o impacto de cada mudança.

São ferramentas importantes para a administração de empresas. Elas servem como suporte para a definição de metas, por exemplo, já que fornecem uma visão histórica que gera conhecimento útil. Também são interessantes para acompanhar o dia a dia, mensurar resultados e verificar se o desempenho está satisfatório.

Os relatórios são divididos em várias funções de acordo com o objetivo. Dessa forma, a administração consegue analisar cada parte do negócio de maneira específica e garantir que tudo esteja alinhado.

Quais os principais relatórios gerenciais?

Agora, vamos examinar os principais tipos de relatórios.

Financeiro

Os relatórios financeiros são úteis para gerenciar as movimentações financeiras, controlar as entradas e saídas, despesas, custos fixos/variáveis e patrimônio. Ou seja, é uma visão completa das finanças da empresa que ajuda a compreender se a situação está favorável ou não.

Assim, a companhia é capaz de medir o impacto de cortes no orçamento e definir estimativas para o futuro, bem como verificar a possibilidade de investimentos.

Satisfação dos clientes

Nesse documento, serão registradas avaliações acerca do atendimento, das formas de comunicação e da qualidade dos produtos, ou seja, a forma como as pessoas enxergam o seu negócio.

Também pode ser usado para identificar pontos de melhoria no ambiente interno, com a avaliação da satisfação dos colaboradores. Assim, medidas serão tomadas a fim de tornar o ambiente mais agradável.

Controle de estoque

Esse relatório permite controlar os produtos, bem como a quantidade de cada item disponível no estoque. Pode funcionar como um inventário, uma série de dados sobre cada produto armazenado. Gerencia também entradas e saídas e quais são os preferidos pelos clientes. Isso pode ajudar a gerar estratégias de promoção mais efetivas.

Desempenho

O relatório de desempenho ajuda a analisar a produtividade da equipe e como o time está contribuindo com o crescimento do negócio. As informações dele ajudam nas decisões sobre treinamento, contratações e demissões. Da mesma forma, eles podem ajudar a verificar se é necessário algum tipo de automação.

Vendas

Já o de vendas ajuda a verificar o número de negócios em um período, quais produtos foram mais vendidos, bem como as preferências e os hábitos de compra dos clientes. Dados como o valor médio de cada compra são importantes para estratégias de promoção, campanhas de marketing e para que o gestor conheça melhor os seus consumidores.

Como gerar relatórios?

A geração de um bom relatório gerencial deve combinar dados de cada passo e etapa dos processos internos. Ou seja, cada dia deve ser transferido para o documento.

É preciso também integrar as informações e concentrá-las em um local acessível para que a análise seja fácil. Outra boa prática é utilizar formas diferentes de visualização, como gráficos, que auxiliam na compreensão. Quanto mais claro, melhor.

Nesse sentido, um software de gestão pode ajudar. Eles oferecem uma diversidade de opções de visualização e automatizam a união de dados, com o monitoramento de tudo o que acontece no negócio.

A gestão de uma empresa não é uma tarefa fácil, mas pode ser otimizada com algumas ferramentas auxiliares como os relatórios que discutimos neste texto. Assim, é possível integrar informações com facilidade e acompanhar a situação da empresa para manter o sucesso.

Gostou de aprender sobre os relatórios gerenciais? Assine a nossa newsletter e acompanhe todos os nossos conteúdos.

Banner para baixar manual de como Calcular Seu SalárioPowered by Rock Convert