ferramentas de gestão
Gestão do Varejo

Quais as ferramentas de gestão fundamentais para sua empresa?

Tempo de leitura: 3 min

Ferramentas de gestão são fundamentais para as empresas e estão cada vez mais sendo utilizadas para auxiliar na gestão. Aprimorar os produtos, processos, sistemas e projetos, para melhorar a qualidade e prevenir eventuais problemas são os principais benefícios trazidos por sua utilização.

Neste artigo, vamos mostrar algumas dessas ferramentas, explicando a função e a importância de cada uma delas. Quer entender mais? Então continue a leitura do artigo para conferir!

DRE (Demonstração do Resultado de Exercício)

A DRE é um documento contábil. A finalidade de tal ferramenta é proporcionar detalhes importantes sobre o andamento do negócio para o gestor.

Uma Demonstração do Resultado de Exercício traz o resumo financeiro dos resultados operacionais e não operacionais do negócio, apontando por exemplo quais são os lucros e os prejuízos da empresa. Por isso, a DRE é considerada uma ferramenta contábil de grande relevância para o empreendedorismo. Assim, é possível ter uma visão mais realista, abrangente e saber se existem condições econômicas e financeiras para determinados investimentos.

Fluxo de caixa

O fluxo de caixa como ferramenta de gestão é dividido em categorias. É importante agrupar as despesas semelhantes de modo a se elaborar um histórico mensal de cada categoria de despesa e de receita. O ideal é dividir o fluxo de caixa nas seguintes categorias:

  • vendas;
  • custos industriais;
  • despesas industriais fixas;
  • despesas comerciais variáveis;
  • despesas administrativas;
  • despesas com pessoal;
  • despesas com taxas e impostos;
  • despesas bancárias e financeiras;
  • investimentos;
  • pagamentos de empréstimos e desconto de duplicatas;
  • transferências entre contas.

O fluxo de caixa é uma ferramenta poderosa de análise das informações e de planejamento. Com ela, é possível ter uma previsão mais acertada e assim realizar as negociações com clientes e bancos com mais calma.

Cálculo de Custos e Precificação

Para definir o preço de venda de produtos ou serviços é usado um conjunto de técnicas chamado precificação. Para tal, é necessário avaliar os custos diretos, definir a margem desejada, calcular o Ponto de Equilíbrio e avaliar se o preço está de acordo com o mercado.

Para calcular o Ponto de Equilíbrio por unidades vendidas é preciso seguir dois passos: primeiro é necessário calcular margem de contribuição subtraindo da receita líquida por unidade o custo variável por unidade; depois é preciso estimar o volume do ponto de equilíbrio dividindo os custos fixos pelo valor obtido na margem de contribuição.

Entender como calcular o preço de venda é fundamental para qualquer negócio. Essa é uma das atividades mais estratégicas de uma empresa, sendo importante observar aspectos de estratégia e marketing como diferenciação, concorrência, sazonalidade e demanda.

ERP (para controle de estoque)

O Sistema de Gestão Empresarial (ERP) consiste em uma ferramenta capaz de integrar todos os setores e otimizar o fluxo de informações. Esse sistema oferece agilidade e eficiência aos processos operacionais e administrativos. Conservar o estoque equilibrado com a quantidade exata de itens para manter a demanda é outra grande vantagem obtida por meio do uso desse sistema.

O ERP possibilita efetuar uma análise contínua do fluxo de movimentação das mercadorias, dos períodos de pico de vendas (sazonalidade), dos prazos de entrega dos fornecedores e do histórico de vendas.

Planejamento Orçamentário

O planejamento orçamentário oferece uma visão abrangente de onde a empresa deve chegar. É por meio dele que são definidas as metas para cada um dos setores e profissionais envolvidos.

Viabilizar a tomada rápida de decisões é importantíssimo para qualquer empresa. Desse modo, é preciso planejar o orçamento da empresa com calma e tempo, revisar periodicamente o planejamento orçamentário, definir os meios de produção mais adequados bem como promover a simulação de cenários e investir em um software de planejamento orçamentário.

Você ainda tem alguma dúvida sobre o que é ou para que servem as ferramentas de gestão? Quer entender melhor como podemos ajudar? Então entre em contato com a gente para saber mais!

Powered by Rock Convert