controle de estoque
Gestão do Varejo

Não perca 3 dicas para otimizar seu controle de estoque

Tempo de leitura: 3 min

Quando vendemos produtos é essencial termos um controle de estoque bem-feito, para evitar perdas e entregar melhores resultados ao consumidor. Mesmo sendo uma realidade de conhecimento geral, muitos varejistas ainda falham em seus processos.

Os motivos são diversos: falta de conhecimento, de tempo ou até mesmo falta de compromisso com a gestão de estoque. Todos resultam nas mesmas consequências: inúmeros custos desnecessários que comprometem não só a entrega de qualidade, mas a lucratividade também.

Pensando nisso, reunimos neste post 3 dicas incríveis para otimizar seu controle de estoque. Leia até o final para conferir!

1. Calcule o volume de giro periódico

Ter um controle eficiente do estoque é de suma importância para que a companhia mantenha a sua competitividade no mercado. Ao utilizar essa métrica, é possível evitar diversos problemas, como a falta de produtos ou as compras em excesso.

A falta de produtos significa a perda de vendas e, consequentemente, a insatisfação do cliente. Estoque sobrando representa capital de giro estagnado, ou seja, dinheiro que poderia ser investido em outras oportunidades de negócio. Além disso, a compra excessiva de produtos aumenta o risco de perda de mercadorias devido aos prazos de validade.

Com o giro, fica mais simples determinar qual o estoque mínimo de segurança e fazer uma programação que diminui a perda por prazos de validade e, consequentemente, reduz custos.

2. Categorize o inventário

Os gestores devem categorizar as mercadorias em estoque, considerando a relação entre seus valores e a velocidade de rotatividade delas.

Por exemplo: o item com maior taxa de lucratividade e que tiver o maior giro deve ser armazenado em locais mais próximos aos portões de saída ou a outros com maior acessibilidade. Você pode usar esse método juntamente com a classificação ABC, para tornar a movimentação interna menos custosa e aumentar a taxa de rentabilidade do negócio.

3. Conte com a tecnologia a seu favor

Nossa última dica é fazer uso de tecnologias que realizem o controle do seu estoque de forma mais eficaz. Existem diversas opções de softwares que permitem controlar melhor seu estoque, de forma automatizada, e evitando falhas que atrapalham não só o gerenciamento eficiente, como também a fidelização de clientes.

Busque tecnologias que vão automatizar os processos, integrar seus sistemas, e ajudar a evitar falhas. Dessa forma, você passa a ter uma visão mais integrada do negócio e faz um melhor gerenciamento do mix de produtos e estoque.

Ao longo da leitura, você pôde compreender a importância do controle de estoque e 3 dicas incríveis para otimizar essa tarefa. Poder contar com a tecnologia é de suma importância para manter a qualidade dessas informações, pois ela diminui consideravelmente a possibilidade de falhas manuais, além de permitir que os gestores utilizem seu tempo com outras tarefas mais importantes, otimizando os demais processos da empresa.

Gostou dessas dicas incríveis e quer ter acesso exclusivo a mais conteúdos como este? Então, siga-nos agora mesmo nas redes sociais e fique sempre por dentro das novidades! Você pode nos encontrar no FacebookYouTube e LinkedIn!

Banner para baixar manual de como Calcular Seu SalárioPowered by Rock Convert