DICAS

MAS PARA QUE CONTROLAR O “CONTAS A PAGAR?”

Tempo de leitura: 2 min

 

Como assim??? Você controla, você faz PLANEJAMENTO FINANCEIRO, você sabe sobre seu FLUXO DE CAIXA? Que bom, você já está a frente, mas se não controla então continue lendo este conteúdo.

Quantas vezes encontramos clientes fazendo controle financeiro em Agendas anuais, ou em cadernos, anotando em cada página as contas a serem pagas por dia. Assim que são pagas, riscam a conta para que seja feita a “baixa”. Até entendo que este seja um mínimo de controle que já exista, mas precisamos melhorar e muito este simples controle do Contas a Pagar que nos gera as Contas Pagas.

Este tipo de controle em meu entendimento só possibilita um tipo de controle, que é demonstrar as contas que devem ser pagas em uma data específica. O mundo dos negócios está muito dinâmico, rápido e COMPETITIVO. Sendo assim, este tipo de controle não irá conseguir manter uma saúde financeira EFICAZ quando as dificuldades financeiras aparecerem.

Seja em uma planilha eletrônica ou em um Sistema de Gestão, as Contas a Pagar devem ser lançadas e controladas com alguns campos adicionais que possibilitem extrair informações para análise e tomada de decisão.

Como didática podemos citar algumas situações cotidianas que são de extrema importância para o Empresário: – Qual o Saldo a Pagar ate o final do mês – Saber quais as contas em aberto por Fornecedor – Planejar o Contas a Pagar FIXO (Salários, Aluguel, Combustível, Energia, Encargos…) – Analisar o Fluxo Financeiro necessário – Planejar melhor datas de pagamento. Não vamos detalhar todas as possibilidades aqui pois são muitas, que até mesmo parece algo inimaginável quando começamos a entender melhor este universo de um Simples Contas a Pagar.

Pois é, sem contar o histórico que isto irá oferecer para um planejamento futuro, sabendo que não conseguimos fazer um planejamento sem dados históricos para embasamento.

Então, como está sendo seus controles financeiro do Contas a Pagar, só dele ? Você está satisfeito com seus resultados?

SEU NEGÓCIO

Florisvaldo Alves Pereira Diretor – TDP Sistemas de Informação

 

Veja também:

PROJETO AUFRE – SUA EMPRESA NA PALMA DA MÃO

PROJETO AUFRE