DICAS

GESTÃO É UMA MELHORIA CONTÍNUA. PARTE II.

 

Na primeira parte do texto relacionado a Melhoria Continua, fiz colocações sobre o Investimento permanente que os Empresários devem fazer em sua Equipe. Considero isto o fator primordial para que as Empresas possam se destacar.

Gostaria de compartilhar aqui TRÊS situações vivenciadas por mim em apenas um dia em que fiz uma viagem e utilizei de Hospedagem e Refeições.

Foi uma experiência muito gratificante que vem colaborar com os fatos aqui expostos e que considero de extrema importância mais uma vez para todos os Empresários que desejam prosperar em suas atividades, para que observem o Diferencial oferecido em cada uma das minhas situações vividas.

1- HOTELARIA

  • Trata-se de um Seminário onde fiz a Hospedagem. Chegamos ao local era mais de meia-noite por conta da viagem realizada, porém, a RECEPÇÃO estava pronta e disposta a atender como se fosse qualquer outro horário do dia. Dedicados, Atenciosos e transparecendo uma PAZ muito grande (O Local Sugere, rsss). As acomodações eram as mais simples, porém, isto não tirou em nenhum momento a qualidade do ATENDIMENTO. Um fato importante aqui foi a DISPONIBILIDADE e ATENÇÃO nos oferecida no momento do CHECKOUT. A viagem foi feita com muita chuva com uma Caminhonete. As MALAS estavam na parte de traz, onde recebeu muita chuva e molharam. No momento da saída apenas comentamos a situação. Foi o suficiente para que os profissionais da RECEPÇÃO se prontificassem a disponibilizar duas capas de ternos para colocar as malas. Como as capas não acomodaram as malas, falamos que iriamos comprar sacos de lixo que seriam maiores para acomoda-las. Não foi necessário a COMPRA, a pessoa da Limpeza nos ofereceu os sacos para acomodar as malas. Vejam a DEDICAÇÃO, DISPONIBILIDADE, ENVOLVIMENTO com tudo que estava acontecendo com o HOSPEDE para que o mesmo saísse dali com a melhor das impressões, e foi isso que ocorreu, e isto estou reportando aqui como um DIFERENCIAL.

LOCAL: Seminário Redentorista Santo Afonso – Aparecida

2- REFEIÇÃO DO ALMOÇO

  • Restaurante de Beira de Estrada. O que esperar dele, você nunca passou por esta estrada, não tem informação sobre ela, muito menos sabe se tem ou não restaurante no caminho. Vai andando, na verdade dirigindo atento a estrada e procurando possíveis placas que informem Restaurantes que possam servir refeições. Eis que em uma das Curvas uma parada, um Prédio, sem nenhum placa anteriormente informando de sua existência, então surge aquela observação: O que será que iremos encontrar? Sem saber se mais a frente teria outra opção, e já com o passado da hora, seria esta a ÚNICA opção disponível para aquele momento. Aqui vem a primeira observação, uma parada de estrada normalmente você procura os Sanitários, e ali algo muito DIFERENTE chamou a atenção para o local. Muito bem Harmonioso em sua decoração. Esta condição chamou a atenção, mas não fez com que imaginasse o que poderia encontrar no próximo momento. Ai que veio mais um momento de surpresa. Não teria palavras para descrever o local, então seguem algumas fotos que consegui tirar. Também tenho o vídeo no youtube para que possam ter uma noção de um local Diferente. Mas o que quero compartilhar aqui não é exatamente o ambiente, e sim o conjunto de tudo isso, que foi completado pelo Atendimento e Cordialidade com que todos, todos os Funcionários se comportam para lhe proporcionar um momento de Satisfação em estar ali.

3- ALIMENTAÇÃO DO JANTAR

  • Para completar e finalizar, tudo em um mesmo dia, foi o local escolhido para o JANTAR. Trata-se de um Restaurante onde a refeição é preparada por CHEF. Mas não foi isso que chamou a atenção mais uma vez, e sim, a CORDIALIDADE e novamente a DEDICAÇÃO dos atendentes (Garçons, Cozinheiros, Caixa…). Todos em uma sintonia para proporcionar um ambiente de SATISFAÇÃO para o Cliente. Atendimento cordial, satisfação em responder perguntas sobre o cardápio, indicação de bebidas. Todos trabalhando em sintonia para proporcionar um momento MÁGICO para uma Refeição.

Nas três situações apresentadas, pude observar algumas situações que podemos e devemos trazer para nossas Empresas e fazer o DIFERENCIAL COMPETITIVO se sobressair:

Na Hotelaria e nos Restaurante, as pessoas que ali trabalham estão a serviço da construção de um ideal, não são funcionários apenas, trabalham porque precisam sim, mas acima de tudo estão conseguem desenvolver-se, crescer enquanto PESSOAS, fazer o que gostam do LOCAL onde estão, são bem tratados pelos seus Superiores, recebem respeito pela sua Qualificação, conseguem ver crescimento da Empresa, não veem Crise e sim Prosperidade, porque seu trabalho tem resultado prático.

É isto que faz a Diferença, ou seja, é a Diferença que faz a Diferença, entende?

SEU NEGÓCIO

Florisvaldo Alves Pereira Diretor – TDP Sistemas de Informação

 

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