Margem de Rentabilidade
Projeto AUFRE

Entenda onde e como a Margem de Rentabilidade pode ser usada para sua Empresa Lucrar mais

Tempo de leitura: 3 min

Você deve saber que a Margem de Rentabilidade é um índice que funciona como um termômetro que certamente irá limitar os gastos da sua Empresa, e que se bem controlado (A margem e os gastos) o LUCRO será percebido.

Mas como fazer para utilizar este índice de forma a Lucrar MAIS?

Veja neste POST como você poderá colocar em prática através de nossa metodologia do Projeto AUFRE.

1. O que é a Margem de Rentabilidade ?
Em Resumo, toda Empresa de comércio adquire os produtos que comercializa e para isso paga um Valor de Compra. Com base no mercado e na concorrência é estabelecido o Valor de Venda. 
Para encontrar a Margem de Rentabilidade de cada produto, devemos dividir o Valor de Venda pelo Valor de Compra. Dessa forma podemos apurar o percentual de Rentabilidade.

2. Esse índice é o LUCRO ?
Não. A Margem e Rentabilidade não é o LUCRO. Para se apurar o LUCRO com base na metodologia FINANCEIRA o Varejista terá um certo trabalho, então vamos deixar isso mais fácil e usar o Projeto AUFRE para tornar as coisas mais acessíveis, práticas e que traga retorno ao Pequeno Empresário do Varejo.

3. Como encontrar o LUCRO então  ?

– Estabelecendo a Margem de Lucro Líquida
Após apurar todas as despesas, inclusive as pagas a fornecedores teremos um Valor Total das Despesas, isto é, todos os gastos do mês. Dívida o Valor Total das VENDAS pelo Valor Total das DESPESAS e encontre o índice. Se o percentual atingido for acima de 1% POSITIVO será seu Lucro, mas se for abaixo de 1% NEGATIVO, então este será seu prejuízo a amargar.

Veja o passo a passo

Passo 1

VLR RECEITAS = (               )  dividido  VLR DESPESAS = (                  )

Passo 2

Resultado da Divisão SUBTRAIR de 1                    = (                      )

Passo 3

Resultado obtido no passo 2 multiplicar por 100      = (                      )

– Estabelecendo uma Meta Mensal de DESPESAS
Uma sugestão para um controle efetivo do LUCRO é estabelecer um teto de gastos mensais com base no histórico da Margem e Rentabilidade, assim as chances de se aumentar o LUCRO Líquido será muito maior e também será uma maneira de se estabelecer um controle sobre Receitas e Despesas.

Por exemplo: O Valor Total das Despesas do Mês atual não poderá ser superior a 25% da Margem de Rentabilidade obtida no mês anterior.

Caso A: Em Janeiro a Margem de Rentabilidade obtida seja de 32%, então fica estabelecido que todas as DESPESAS contraídas durante o mês de Fevereiro não poderão ser SUPERIORES a 25% do Faturamento do Mês Anterior.

Entenda como funciona na Prática.

– Supondo que o FATURAMENTO no mês Anterior tenha sido R$38000.00 , as DESPESAS Acumuladas ou Orçadas do mês atual não poderão ser superiores a R$9500,00. OBS: Nas Despesas Acumuladas ou Orçadas do mês atual estão sendo excluídos os valor pago a FORNECEDORES, pois este valor já está sendo considerado na MARGEM DE RENTABILIDADE.  

Muitas maneiras de se estabelecer critérios e controles a partir da Margem de Rentabilidade poderão ser o início de um trabalho de Gestão com base em Resultados mais concretos.

Então, inicie este controle e para receber novas dicas e matérias sobre o Projeto AUFRE continue acessando nossos Posts

Powered by Rock Convert