Performance
Gestão do Varejo

Conheça mais sobre os indicadores de Performance do varejo!

Tempo de leitura: 3 min

Para saber sobre a saúde de seu negócio, indicadores de performance são uma ferramenta bem eficiente. Neles são definidas faixas de valores que representam uma situação normal, ruim ou boa.

No ramo de vendas de varejo, é possível definir indicadores que nos mostrem quais produtos estão vendendo menos que o esperado. Também é possível verificar a performance de cada vendedor e tomar ações como investir em treinamentos ou até mesmo dar premiações por bom desempenho.

Neste artigo você vai entender mais sobre indicadores de performance para o varejo e seu papel na otimização de seu negócio. Vamos lá?

Total de faturamento

Este indicador é o mais geral da empresa. Indica o total de dinheiro que sua empresa recebeu durante um período. Uma dica é definir sua faixa de valores de acordo com a média histórica de venda para aquele período no passado.

Com ele, é possível saber se sua loja está faturando o suficiente para cobrir suas despesas e assim gerar o lucro desejado. Um sistema informatizado pode te fornecer as informações necessárias para definir um bom indicador de total de faturamento.

Ticket médio por venda

Este indicador mostra sobretudo,  qual a média que os clientes gastam por venda na sua loja. Com ele, você consegue ter uma ideia de como aumentar esse valor. Um ticket médio elevado significa que seus clientes estão de fato gastando mais em sua loja.

Uma dica adotada por grandes varejistas é colocar pequenos itens úteis próximos aos caixas. Essa tática ajuda a aumentar seu ticket médio. Outra dica é realizar promoções do tipo leve 3 pague 2, incentivando o cliente a gastar mais toda vez que for à sua loja.

Taxa de conversão de vendas

Este é um dos principais indicadores de performance no varejo. Ele diz entre todos os clientes atendidos, quantos de fato fizeram compra. Sabe aquela pessoa que entra “apenas para dar uma olhadinha”?

Uma taxa de conversão elevada significa que seus vendedores estão conseguindo fazer os clientes que entram na loja comprarem, mesmo que essa não fosse a intenção inicial deles! Por isso, para melhorar esse indicador, é interessante investir no treinamento de seus vendedores.

Taxa de rotatividade de produto

Este indicador mostra o tempo que cada produto fica na prateleira até ser vendido. Taxas de rotatividade elevadas significam que seus produtos estão sendo vendidos rapidamente. Isso implica que aquele produto precisa de mais estoque.

Por outro lado, produtos com taxa de rotatividade muito baixa estão ficando encalhados nas prateleiras. Uma boa dica é fazer promoções para desovar o estoque de produtos encalhados e estudar se vai continuar vendendo ou não aquele item.

Vendas

Pela característica sazonal do varejo, esse é um dos indicadores de performance que mais varia de acordo com o período. Ele varia de acordo com suas vendas no mês. A princípio para otimizá-lo, é essencial estar focado em vender produtos sazonais.

Investir em itens natalinos, itens de páscoa em março, itens de frio no inverno e itens de calor no verão. É uma tática simples que pode ajudar a elevar a rotatividade de seus produtos. Que tal fazer promoções dos itens com bastante estoque antes da temporada acabar?

Outra dica interessante é fazer um plano de fidelidade, incentivando seus clientes a comprarem sempre com você. Essa e outras decisões podem ser tomadas com base neste importantíssimo indicador.

Dependendo de seu ramo de atuação, pode não fazer sentido usar todos os indicadores de performance. O indicador de taxa de conversão, por exemplo, pode não ser adequado caso você não tenha como mensurar de maneira fácil quantos clientes entraram na sua loja. Cabe a você como empreendedor definir quais indicadores fazem sentido para seu negócio.

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