Gestão do Varejo

Como sair da crise financeira? Confira algumas dicas aqui!

Tempo de leitura: 7 min

A alternância de períodos de crescimento e de crise é característica da economia. Em momentos de crise, as pessoas tendem a ter menos dinheiro e, com isso, surgem dois comportamentos: o primeiro é ter dívidas, o segundo é enxugar despesas.

Assim, pergunta-se: como sair da crise financeira? Nesse momento, ser eficiente é sinônimo de superar a crise crescendo! A seguir daremos algumas dicas de como deixar a crise para trás. Vamos lá?

Analise a atual situação da empresa e sua estrutura de custos

É indispensável fazer uma análise da empresa. Ela está conseguindo crescer em meio à crise ou vendendo menos e precisando cortar custos? Ter informação é essencial, por isso, analise suas vendas no passado e compare-as com as atuais. Verifique se algum setor de sua loja gera mais custos do que receitas.

Ter um sistema informatizado ajuda muito, pois ele reúne presente e passado em um só lugar para ajudar você a verificar o que melhorou e o que precisa melhorar.

Corte custos desnecessários

Com menos dinheiro circulando na economia, um dos segredos para superar os momentos de crise é conseguir vender mais barato do que os concorrentes. Como os custos têm um impacto direto no valor final dos produtos e na lucratividade do negócio, é preciso reduzi-los.

É importante fazer uma análise detalhada dos seus custos para diminuir ou cortar algumas despesas, sempre que isso não prejudique o bom andamento do negócio. Também é fundamental evitar desperdícios, instalando, por exemplo, lâmpadas mais econômicas e desligando equipamentos que não estiverem sendo utilizados.

Tenha um sistema de controle financeiro

Lembre-se sempre: em momentos de crise o dinheiro passa a ser um item raro na economia. Por isso, seu valor aumenta. Portanto, vale mais ter dinheiro em caixa do que produtos em excesso no estoque!

Um sistema de controle financeiro fornece informações preciosas, como em quais períodos sua loja vende mais determinado item. Ele também mostra os momentos em que a empresa mais gasta e em quais fatura mais.

Renegocie as dívidas

Agora que você já fez ajustes em sua loja, pode ser vantajoso usar o dinheiro economizado para renegociar ou eventualmente quitar dívidas. Faça uma pesquisa financeira para entender se o momento é propício para isso.

Como sair da crise financeira requer economia, o ideal é que negociações de dívidas sejam feitas sempre em momentos com juros mais baixos. Assim, você troca sua dívida contraída no passado por uma mais barata.

Acompanhar notícias de portais de economia é uma dica bem importante. Até mesmo no YouTube há dicas preciosas ensinadas de maneira didática. Com essa pesquisa você vai conseguir saber se é o momento certo de negociar dívidas.

Foque ainda mais no fluxo de caixa

Falando em dívidas, o fluxo de caixa é um item muito importante para a saúde da sua empresa. Quanto mais equilibrado for, menores as chances de recorrer a empréstimos para honrar compromissos.

Como sair da crise financeira sem conhecer o momento certo de repor estoque e pagar funcionários? Controlar seus gastos com um sistema automatizado traz várias facilidades. Uma delas é a análise histórica do fluxo de caixa, que permite saber em quais épocas sua empresa tem mais ou menos dinheiro em caixa.

A partir daí você pode tomar decisões importantes, como alterar o dia de comprar de seus fornecedores, pagar seus funcionários e até mesmo fazer promoções com ótimos preços em épocas de caixa vazio. Por que não?

Use um sistema de controle financeiro

A adoção de um sistema é um importante aliado para sair da crise. Com ele suas tarefas serão automatizadas, reduzindo custos e aumentando eficiência. Além disso, ele ajuda a não esquecer prazos de pagamento, gerando economia com multas e juros.

Confira abaixo algumas das principais vantagens de adotar um sistema para a sua empresa.

Controle integrado de contas a pagar e a receber

Quando se pensa em como sair da crise financeira, é essencial ter controle sobre gastos e previsibilidade de receitas. Um sistema automatizado ajuda nesses dois passos. Ele registra todos os dados de seus contratos e, com isso, é possível prever o faturamento com mais precisão.

Outra grande vantagem de um bom sistema é que ele pode alertar para efetuar os pagamentos nos dias corretos. Assim você economiza bastante com juros e multas de contas que não foram pagas no vencimento.

Controle de compra e venda

Um bom sistema financeiro unifica todos os processos de sua empresa. Assim será possível controlar todo o fluxo de compra e venda, de modo a garantir que sejam comprados apenas aqueles itens que de fato são necessários no estoque.

Além disso, os dados das vendas da empresa auxiliam na hora de definir estratégia de compra e reposição de estoque. Um sistema de qualidade fornece relatórios para decidir quais produtos são mais vendidos e, por isso, devem ter prioridade na reposição.

Gestão fiscal e tributária exemplar

Um dos grandes entraves aos negócios no Brasil é a sua complexidade tributária. Estima-se que uma empresa gaste cerca de 2 mil horas por ano apenas para calcular impostos. Além de ser uma tarefa trabalhosa, o problema aumenta quando ocorrem erros nesses cálculos.

Ter um bom sistema é o caminho para economizar horas de trabalho com cálculos de impostos e com multas aplicadas em virtude de erros de cálculo ou digitação.

Planejamento financeiro eficiente

Por conter toda a informação sobre a empresa, o sistema é um grande aliado do seu planejamento financeiro. Ele apresenta indicadores de despesas, facilitando a identificação de vilões de gastos.

Por conter dados históricos sobre vendas e eventuais inadimplências, ele também auxilia no momento de prever o faturamento para o próximo período. Com isso, a empresa tem melhor visão sobre quando deve investir e quando deve cortar custos.

Processos padronizados e redução de custos operacionais

Uma empresa não consegue controlar totalmente o quanto vai faturar, pois isso depende de fatores externos. Por isso, é sempre importante manter um controle de custos e reduzi-los continuamente.

A automação proporcionada pelos sistemas de informática é a melhor aliada para isso. Além de automatizar processos internos, um sistema é capaz de otimizá-los, gerando economia de tempo.

Emissão de relatórios detalhados

Por conter toda a informação da empresa, um sistema consegue emitir rapidamente dados detalhados. Essas informações podem ser utilizadas como base para a tomada de decisões estratégicas e o principal em um momento de crise: sem custos adicionais!

Registro de movimentações de entrada e da saída

Um sistema automatizado mantém o registro de todas as operações financeiras da empresa. Essa informação é bastante útil para economizar tempo no momento de cumprir exigências burocráticas, como declarações.

Prepare-se para voltar a crescer após a crise

Lembra que a economia de mercado tem característica cíclica? Pois bem: uma hora a crise vai acabar e sua empresa vai crescer novamente, abrindo mais lojas e vendendo mais. Mas, para chegar lá, é essencial saber como sair da crise financeira sem quebrar.

Ao seguir essas dicas, seu negócio estará mais preparado para crescer bastante ao final da crise. Continue aplicando essas dicas mesmo em bons momentos da economia e seus lucros crescerão.

Agora que você já sabe como sair da crise financeira e o papel de um sistema nessa tarefa, confira nosso outro artigo para entender mais a fundo como um CRM pode ajudar nessa tarefa!

Banner para baixar manual de como Calcular Seu SalárioPowered by Rock Convert