giro de estoque
Gestão do Varejo

Como calcular o giro de estoque e por que você precisa dele?

Tempo de leitura: 3 min

O giro de estoque demonstra o desempenho de um estoque. É um indicador que avalia a saúde financeira do estoque do empreendimento. Utilizando o cálculo de giro de estoque torna-se possível analisar a presente situação dos recursos disponíveis para a empresa.

Neste artigo, vamos mostrar a importância do giro de estoque e como calculá-lo. Quer entender mais? Então continue a leitura do artigo para conferir!

Como calcular o giro de estoque?

Para ter sucesso nos negócios, é essencial saber o que é e para que servem alguns tipos de cálculo. Para aqueles que trabalham com mercadorias é fundamental dar atenção ao giro de estoque. Com o seu cálculo é possível saber as principais ameaças e empecilhos do estoque, além de colaborar com o lucro do negócio.

A apuração da qualidade do estoque do empreendimento é um dos objetivos do cálculo, assim como avaliar o mix de variedade de produtos.

O valor é calculado da seguinte forma: giro de estoque = total de vendas / volume médio de estoque.

Qual o passo a passo do cálculo?

Para calcular o giro de estoque, é necessário seguir os seguintes passos:

1. defina o período de tempo para análise;

2. descubra o total de produtos vendidos, depois levante o volume de itens presentes no estoque e calcule o estoque médio;

3. depois divida o quantitativo de vendas pela média do estoque.

Para exemplificar: uma produtora de arroz tem o estoque médio de 300 sacas e a empresa vende 1.800 sacas por ano. Portanto, o giro de estoque da empresa é 1.800 / 300 = 6 giros ao ano.

Outro exemplo: uma loja de moda vende 4.000 peças por ano. O seu estoque médio durante esse mesmo ano é de 100 peças. O cálculo fica assim: 4.000 / 100 = 40 giros ao ano.

O cálculo em valores monetários fica assim: a loja de moda vende R$ 200.000 por ano e o estoque médio, neste período, tem o valor de R$ 20.000. Ou seja: 200.000 / 20.000 = 10. O estoque gira 10 vezes por ano.

No resultado final do giro de estoque, quanto maior for o giro, melhor.

Como melhorar e aumentar o giro de estoque da empresa?

Algumas dicas para aprimorar os negócios são:

  • tomar decisões de compras baseadas nas vendas;
  • trabalhar com o mínimo do estoque;
  • aumentar a rotatividade dos produtos quando necessário;
  • levar sempre em consideração datas especiais ao longo do ano;
  • usar um sistema informatizado para maior controle.

Os sistemas de gestão são importantes para unificar todos os processos da empresa, por isso é crucial dar atenção especial para esse item. Seguindo essas orientações é possível ajudar a aumentar a velocidade com que os produtos entram e saem da uma empresa.

Para uma gestão financeira eficaz é imprescindível acompanhar indicadores como o controle do estoque e o tempo do giro de estoque. Avaliá-los ajuda a se programar para períodos futuros. Um bom giro de estoque evita custos com perdas e com a manutenção das mercadorias. É bom ter consciência de quando o giro de um produto é maior em determinado período do ano e assim poder se preparar para que tal produto não falte.

Você gostou deste post sobre giro de estoque? Então deixe um comentário neste texto e compartilhe, com a gente e com os nossos demais leitores, a sua opinião e as suas ideias sobre o assunto!

Powered by Rock Convert