Gestão do Varejo

Burocracia tributária: veja como evitar gastar tempo e dinheiro!

Tempo de leitura: 3 min

Um dos grandes problemas da gestão no Brasil é o excesso de burocracia tributária. Perde-se muito tempo da rotina empresarial com cálculos e  pagamento de impostos, o que compromete os investimentos na empresa. Por isso, encontrar formas de vencer esses obstáculos e economizar no processo certamente é fundamental para vencer a concorrência.

Neste artigo, você conhecerá algumas medidas para simplificar os tributos no país, além de saber como um sistema de gestão é fundamental para o crescimento do seu negócio. Continue a leitura!

Como é a burocracia tributária no Brasil?

O Brasil é o país em que a burocracia, de fato, mais atrapalha os seus moradores. Em média, uma empresa gasta 2.038 horas por ano somente com o pagamento de impostos. Em resumo, o tempo perdido diminui o investimento em atividades mais importantes para os negócios, como o planejamento estratégico.

Além do desperdício de tempo, isso também gera um custo extra para os empreendedores, já que precisam contratar funcionários para realizar esses cálculos. Ao todo, são 92 tributos diferentes no país, o que explica a necessidade de ações para simplificar essas obrigações fiscais.

Quais as medidas de simplificação tributária no país?

Nos últimos anos, houveram tentativas para melhorar o ambiente de negócios no país. Conheça algumas mudanças na legislação!

Padronização da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica

A Nota Fiscal de Serviços eletrônica (NFS-e) segue regras de cada município. Assim sendo, são 5.570 legislações diferentes às quais a empresa precisa se adequar para atuar em outros locais. Com o projeto que padroniza essa nota, há um aumento na competitividade e um menor custo no processo.

Mudanças no Sped

O Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) é um mecanismo criado em 2007 para aumentar a informatização da relação e troca de documentações entre o fisco e os contribuintes. Na sua nova fase, haverá um maior compartilhamento de informações entre as entidades e maior eficiência no seu tratamento.

Diminuição das obrigações tributárias acessórias

Essa mudança visa minorar a burocracia regional, diminuindo as informações redundantes nas declarações ao Sped. O objetivo é realizar a integração desses documentos, o que diminui a quantidade necessária de formulários para se regularizar.  Como consequência, aumenta sobretudo a eficiência e reduz os custos.

Como um sistema de gestão auxilia a sua empresa?

A tecnologia é de fato uma importante aliada na gestão de um negócio. Inegavelmente o desenvolvimento de softwares criou novas maneiras para controlar todos os aspectos de uma micro e pequena empresa. O melhor é que alguns programas, como o FACILITE Sistemas Comerciais, são personalizados para a área do varejo em que o empreendedor atua.

Esses softwares são usados durante o processo de compra, com o cadastramento dos produtos e a emissão da Nota Fiscal Eletrônica, assim como para o controle do estoque e das contas a pagar e receber. É importante que esse programa esteja vinculado às regras da Legislação Tributária, o que facilita o recolhimento e cálculo dos impostos.

Com essas dicas, é possível diminuir os gastos com a burocracia tributária na sua empresa, o que permite dar uma maior atenção às estratégias para melhorar os seus resultados. Um software de gestão tem grande importância nesse processo, pois possibilita uma visão precisa do negócio e das obrigações fiscais.

Quer melhorar a gestão financeira da sua empresa? Entre em contato com a TDP e conheça o FACILITE, um software que facilita a conformidade tributária e conta com atendimento personalizado para o empresário!

Powered by Rock Convert