Automação Fiscal
Gestão do Varejo

Automação fiscal: entenda como funciona e quais os benefícios

Tempo de leitura: 3 min

Independente de tamanho ou segmento, toda empresa pode aproveitar os benefícios da tecnologia. Usada para criar novas estratégias de negócio e otimizar processos, ela pode ser aplicada em diferentes práticas da gestão. Uma delas é a automação fiscal.

Feita de forma eficiente, a automação fiscal garante uma série de vantagens para o negócio. Entre elas, o aumento da produtividade do time, redução do trabalho manual e a garantia de precisão nas atividades feitas.

Pensando nisso, colocamos abaixo as principais informações sobre a automação fiscal, mostrando como essa prática pode ser benéfica para os resultados da sua empresa. Confira!

Afinal, o que é automação fiscal?

De forma simples, a automação fiscal nada mais é do que a adoção de softwares, plataformas e sistemas inteligentes para otimizar as atividades fiscais da empresa, ou seja, reduzir o trabalho manual e usar práticas integradas e automatizadas. Entre elas, estão:

  • emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NFe);
  • conformidade tributária;
  • envio de informações aos órgãos fiscalizadores;
  • cálculo de impostos;
  • classificação de despesas;
  • registro de documentos.

Nesse sentido, um software de automação fiscal permite que os profissionais da área não precisem realizar tantas atividades de forma manual, podendo se dedicar à funções mais estratégicas do negócio.

Quais os benefícios dessa prática?

Conforme indicamos, a automação fiscal garante uma série de vantagens para qualquer empresa. Abaixo, listamos os 5 benefícios principais dessa prática. Veja!

1. Eliminação de retrabalhos

Muitas atividades da área Contábil e Fiscal envolvem práticas repetitivas e burocráticas que facilmente podem apresentar erros quando feitas de forma manual. Adotar o software de automação permite a eliminação do retrabalho gerado pelos erros, aumentando a produtividade do time.

2. Garantia de precisão nas informações

A eliminação de erros manuais também resulta na garantia de que as informações armazenadas e usadas pelo time são precisas. Isso é importante porque esses dados são enviados à Secretaria da Fazenda (SEFAZ) e, quando inconsistentes, podem gerar multas para a empresa.

3. Aumento da segurança de dados

Um dos principais benefícios oferecidos por sistemas de automação é o aumento da segurança dos dados, uma vez que eles são armazenados num ambiente protegido e mantido com as melhores tecnologias do mercado — normalmente, em nuvem.

4. Redução de custos e riscos

A automação fiscal reduz erros, aumenta a segurança e minimiza retrabalhos. Assim, a produtividade aumenta e, consequentemente, os custos são reduzidos, bem como os riscos de perda de dados ou problemas com o Fisco.

5. Facilidade na gestão

Por fim, adotar um sistema de automação permite que o time contábil e fiscal trabalhe de forma mais otimizada, utilizando um ambiente centralizado e digital de gestão. Dessa forma, é possível consultar dados e relatórios gerenciais de forma prática, rápida e remota.

Como adotar a automação fiscal no meu negócio?

Depois de conhecer os benefícios da automação fiscal, é importante saber como adotar essa prática de forma eficiente em sua empresa. Para isso, é fundamental começar com um bom planejamento, definindo:

  • como funcionam os processos contábeis e fiscais da empresa;
  • quais práticas podem ser automatizadas;
  • qual orçamento podemos investir;
  • quais as prioridades do time.

Esse levantamento é importante porque, muitas vezes, as empresas investem em soluções que não atendem todas as suas necessidades e ficam frustradas com o serviço prestado.

Ao ter uma ideia clara do que o negócio precisa, é necessário avaliar o mercado e as empresas que oferecem o serviço de automação fiscal. Uma dica importante é analisar a tecnologia utilizada, bem como a reputação do fornecedor antes de fechar um acordo.

Agora que você sabe os benefícios da automação fiscal, acredita que é o momento de adotar essa prática na sua empresa? Então, entre em contato conosco da TDP Sistema de Informação para saber como podemos te ajudar nesse desafio!

Banner para baixar manual de como Calcular Seu SalárioPowered by Rock Convert