Psicodrama
Projeto AUFRE

A Técnica de Psicodrama Nas Empresas.

Tempo de leitura: 2 min

O Psicodrama é um método que foi desenvolvido pelo médico romeno, Jacob Levy Moreno. Este método de intervenção busca trabalhar os conflitos e situações problemas vivenciadas no dia a dia de forma dramatizada e teatral, com o objetivo de criar um espaço de estímulo ao desenvolvimento e crescimento dos colaboradores da empresa pessoal e profissionalmente.

Drama em grego quer dizer ação”, assim o psicodrama se propõe em colocar no aqui e agora a realidade, que pode e deve ser operacionalizada de forma grupal e ativa. Ao dramatizar conseguimos reduzir e entender as tensões que as provocaram gerando uma melhor visualização de nos mesmos.

A técnica psicodrama apresenta três contextos e cinco instrumentos. O Contexto Social é onde vive o protagonista, de onde traz todo material para a dramatização. O Contexto Grupal formado pelos integrantes da sessão. O Contexto Dramático existe no momento da dramatização. O protagonista é um dos participantes do contexto grupal em torno do qual está centrada a dramatização. O cenário é o espaço que será o lugar da ação dramática (o palco). Conta com o coordenador/diretor da ação dramática que pode ser auxiliado por aqueles que chamamos de ego auxiliar, tem como função o papel facilitar na estruturação dos conflitos propostos pelo grupo.

Na empresa esta técnica é realizada com um grupo de colaboradores, composto de 10 a 12 participantes, sendo aplicada uma vez por mês com duração média de uma hora. A cada encontro pede-se que os profissionais da empresa reflitam sobre alguma situação problema que aconteceu durante a semana ou mês e que tenha gerado algum desconforto ou dificuldade de resolução para um indivíduo ou para a equipe. Depois de escolhida a situação problema pelos participantes há a escolha do protagonista e dos personagens envolvidos na situação que será encenada. A dramatização pode ser interrompida a qualquer momento pelos próprios personagens quando apresentarem alguma duvida ou dificuldade em realizar a encenação ou pelo coordenador/ego auxiliar para expor uma nova percepção de como conduzir o caso. Após a dramatização os participantes do grupo que observaram toda ação pontuam sua percepção sobre o caso, relatando suas opiniões sobre o que foi representado e qual a opinião sobre as possíveis soluções para o problema apresentado.

Alguns efeitos que a pratica eficaz da atividade traz para sua empresa:

  • Treinamentos mais efetivos.
  • Eliminar problemas organizacionais.
  • Revelar comportamentos e emoções que limitam o desenvolvimento.
  • Melhorar as relações interpessoais.
  • Potencializar resultados.

Gostou deste post? Quer colocar em prática na sua empresa?

Então se certifique que o profissional a desenvolver a prática na sua empresa possui os subsídios teóricos e práticos necessários.

Thaís Alves Pereira

Psicóloga CRP 06/143658

https://www.facebook.com/thais.pereira.758737

Powered by Rock Convert