Projeto de Qualidade de Vida
Projeto AUFRE

5 Motivos para implantar um Projeto de Qualidade de Vida na sua Empresa.

Tempo de leitura: 2 min

Uma empresa que em princípio busca investir e desenvolver junto aos colaboradores um Projeto de Qualidade de Vida visando sua saúde mental e física encontra como resultados desse procedimento tanto melhorias no âmbito organizacional, como aumento da produtividade e desempenho da equipe, quanto à melhoria nos aspectos relacionados à saúde dos seus colaboradores. Um projeto como esse quando desenvolvido e aplicado, sobretudo, por profissionais capacitados, traz para a empresa um diferencial competitivo. Tornando assim o ambiente melhor para quem trabalha e apresentando um atendimento de qualidade para quem procura o serviço oferecido.

Neste artigo vamos apresentar 5 motivos para implantar um Projeto de Qualidade de Vida na sua Empresa:

Produtividade

Cuidar da saúde física e emocional dos profissionais impacta diretamente os resultados da empresa, tendo dessa forma um aumento na produtividade e maior desempenho nas atividades gerando resultados mais eficazes à organização.

Prevenção e Promoção de Saúde

Alguns procedimentos podem auxiliar a diminuição e a prevenção de possíveis doenças físicas e/ou emocionais que podem acarretar em faltas e afastamentos do profissional, doenças que podem originar do próprio ambiente de trabalho.

Clima Organizacional

Um projeto organizado e bem estruturado utilizando ferramentas bem elaboradas provoca entre os colaboradores a harmonia, o compromisso com os valores da empresa, um bom relacionamento entre clientes externos e internos, uma diminuição dos conflitos internos e uma comunicação interna mais eficaz, motivação, segurança e foco nas atividades desenvolvidas.

Redução de Turnover e Absenteísmo

Uma empresa preocupada em cuidar da saúde dos seus colaboradores está portanto, cuidando da sua saúde enquanto grupo organizacional. Uma grande rotatividade de pessoal pode no entanto, indicar uma ameaça à saúde organizacional apontando situações de insegurança, baixa produtividade e motivação, redução de qualidade e comprometimento, aspectos que estão ligados aos motivos que levam à demissão.

Retenção de Talentos

O investimento em qualidade de vida no trabalho aponta significativamente para a valorização dos colaboradores sobre o trabalho que é muito positiva para reduzir custos e garantir processos mais eficazes realizados por colaboradores mais experientes e alinhados aos objetivos organizacionais.

Abaixo alguns exemplos de práticas que podem ser realizadas dentro do Projeto Qualidade de Vida na Empresa.

  • Técnicas de Relaxamento
  • Ginástica Laboral
  • Acompanhamento Nutricional
  • Inteligência Emocional nas Organizações
  • Psicodrama Organizacional
  • Avaliação de Desempenho
  • Avaliação de Competências
Powered by Rock Convert