como controlar o estoque
Gestão do Varejo

5 dicas de como controlar o estoque por grade e cor

Tempo de leitura: 6 min

Controlar o estoque de forma eficiente é imprescindível para manter a organização e também a lucratividade sustentável de qualquer negócio. Afinal, estoque parado é o mesmo que dinheiro parado. Por isso, é fundamental utilizar os métodos e ferramentas adequadas para a otimização desse processo.

É comum encontrar produtos que têm uma ou mais características que os diferenciam dos demais, apesar de se tratarem basicamente do mesmo produto e não apresentarem variação de preço de venda. Os itens que apresentam essa particularidade são chamados de produtos em grade.

Manter um controle de estoque por grades de produtos e cor pode parecer um fator sem muita importância para alguns gestores. Contudo, do ponto de vista da gestão de estoque, é um aspecto indispensável para um gerenciamento eficiente. Essa prática garante a reposição e saída de mercadorias com o dinamismo necessário para empresas que atuam no varejo.

Quer saber mais? Confira, abaixo, qual é a importância e como controlar o seu estoque por grade e cor!

Qual é a importância de fazer um bom controle de estoque?

Muitos empreendedores acabam deixando a gestão do estoque em segundo plano, principalmente quando se tratam de empresas de pequeno porte. Porém, essa desatenção pode custar caro.

Controlar tudo o que entra e sai do empreendimento evita prejuízos financeiros devido a furtos e vencimento de produtos, além de aumentar as chances de melhorar as negociações com os fornecedores e criar promoções para os clientes, bem como organizar-se para atender as demandas e vender mais.

Ao gerir o estoque corretamente, você tem facilidade para lidar com produtos que estão sem saída. Mercadorias paradas há muito tempo ou próximas do prazo de vencimento, podem ser oferecidas com desconto para estimular a compra.

Portanto, é necessário compreender que gerir um estoque está diretamente relacionado às suas finanças — ter muitos produtos parados significa dinheiro retido. Quando não há uma estratégia adequada para os itens armazenados, o negócio perde oportunidades de negociação e vendas.

Como controlar um estoque por grade e cor?

Tendo em vista a relevância de otimizar os processos de gestão de estoque, é preciso conhecer as melhores técnicas e ferramentas para esta tarefa. Saiba quais são as melhores estratégias para um controle de estoque eficiente.

1. Classifique os produtos por cores e tamanho

Defina processos de identificação dos materiais a serem controlados. Crie padrões para tamanhos ou cores, a fim de evitar erros no momento da separação dos pedidos. Além disso, é importante acompanhar tudo o que entra e sai da sua empresa no sistema de controle de estoque ou planilha. Esse é o primeiro passo para garantir um monitoramento eficaz e para tornar todo o processo mais fácil.

2. Entenda sua demanda

Entender a demanda da sua empresa é crucial para controlar o estoque de maneira eficaz. A partir disso, será possível definir a política de estoque, que mostra o que, quando e quanto comprar, além dos critérios adotados para liquidar produtos parados ou itens promocionais.

Apesar de parecer simples, essa é uma das tarefas mais complexas nesse tipo de gestão. É preciso encontrar o equilíbrio entre o custo da falta de itens, o custo do estoque e o custo total.

3. Defina uma política de troca

A logística reversa é um dos problemas mais recorrentes entre os varejistas. Por isso, há que se ter uma política de trocas e devoluções bem definida.

Se houver troca ou avaria em alguma etapa do processo de entrega da mercadoria ao cliente, lembre-se de corrigir os níveis de estoque ao enviar outro produto. Embora possa parecer algo óbvio, esse detalhe pode passar despercebido no momento da correria.

Em trocas ocasionadas por mercadoria defeituosa, é recomendável conferir todo o lote do produto. Dessa forma, se houver outros com o mesmo problema, você terá de garantir que seus níveis de estoque não vão ser ajustados para um número acima, além de entrar em contato com seus fornecedores.

4. Entenda sua capacidade produtiva

Entender a capacidade de produção do seu negócio é essencial para fazer o controle de estoque. A forma de definir isso é com o cálculo do seu lead time de produção.

Enquanto o lead time total (ciclo total) é referente ao tempo entre a solicitação e a entrega do pedido ao cliente final, o lead time de produção consiste em determinar o período necessário para repor seu estoque atual — assim, ele é uma etapa do ciclo total.

A partir do momento em que você faz esse cálculo é possível determinar, com mais precisão, quanto de estoque será necessário para respeitar o tempo de conclusão e entrega do pedido, a fim de garantir a satisfação do cliente.

5. Use um sistema de gestão de estoque

Quando se fala em controle de estoque muitas pessoas recorrem às planilhas para organizar o armazenamento do produto. Mas o preenchimento e análise desse documento podem fazer parte de um processo demorado e trabalhoso, uma vez que devem ser feitos manualmente.

Sendo assim, para obter mais agilidade, o ideal é usar um sistema de gestão de estoque que permite o registro e controle de mercadorias automaticamente, de maneira rápida e prática. Sem falar que existem softwares integrados em que você consulta outras áreas da empresa simultaneamente. Por exemplo, em poucos cliques é possível saber quanto você tem em estoque e o valor disponível para investir na próxima compra.

Quais são os impactos de uma boa gestão de estoque na empresa?

Se feita corretamente, a gestão de estoque traz uma série de benefícios para o seu negócio. A falta de organização compromete a qualidade dos produtos, tendo em vista que eles podem ser danificados, perdidos ou até mesmo roubados sem que você perceba. Dar atenção para essa área da empresa evita prejuízos por causa avarias.

Outra vantagem é a possibilidade de aumentar as suas vendas, pois com o estoque em dia a empresa garante a entrega daquilo que o cliente precisa, impedindo que ele vá procurar a mesma mercadoria na concorrência porque está em falta no seu estabelecimento.

Ainda há uma redução nos custos, já que com o estoque bem organizado o empreendimento não corre o risco de deixar produtos parados por muito tempo, e uma simplificação das operações de estoque, havendo mais praticidade para reabastecê-lo e manter em ordem.

Agora que você sabe como controlar um estoque, nunca mais vai deixar de vender por não ter o produto na loja, nem perder dinheiro com mercadorias que ficariam estacionadas na empresa. Com uma preocupação a menos, você pode focar em promover melhorias no serviço prestado e no atendimento ao público, de modo a impulsionar a performance e imagem da empresa no mercado.

Quer modernizar a gestão de estoque? Entenda como um software para cadastro de produtos pode ajudar no varejo!

Banner para baixar manual de como Calcular Seu SalárioPowered by Rock Convert