DICAS NOVIDADES

4 PASSOS PARA IMPLANTAR A RASTREABILIDADE DE PRODUTOS NO VAREJO

O que é Rastreabilidade de Produtos ?

A rastreabilidade é a capacidade de identificar matérias-primas, insumos, materiais ou componentes de determinado produto ou serviço nas etapas do processo (recepção, produção, transformação e distribuição)

O que é Rastreabilidade de Produtos no Varejo?

Em um tratamento específico de Compra e Venda de Bens de Consumo, a rastreabilidade permite identificar a origem (Fornecedor) e o destino (Cliente) específico de um produto individualmente em todo o seu processo Comercial.

Quais Empresas do Varejo devem utilizar o processo de Rastreabilidade?

A rastreabilidade é um processo que deve ser utilizado por empresas que comercializam produtos de alto valor agregado e baixo giro. Também é importante para Empresas do Varejo que comercializam produtos que oferecem Garantia de Troca.

Quais Produtos devem ser controlados através da Rastreabilidade?

Como foi considerado anteriormente, os produtos com valor de venda Alto devem fazer uso deste tipo de controle. Entre estes produtos podemos destacar as Empresa que comercializam Relógios, Celulares, Computadores, Eletroeletrônicos, Máquinas e Equipamentos em Geral.

POSTAGEM SEJA UMA REVENDA 01

Estes tipos de produtos são fornecidos pelas Indústrias com números de série individual, o que possibilidade o controle de rastreabilidade a partir desta identificação.

Quais os passos para implementar o controle de rastreabilidade?

Em um sistema que possibilita este tipo de Controle a implementação do processo é bastante simples. No FACILITE Sistemas Comerciais oferecemos 5 passos básicos para que o produto possa ser controlado e rastreado a partir de seu número Único de Identificação.

  1. Marcar no cadastro do produto que ele será controle a partir de um número de Série Específico (rastreabilidade).
  1. Na Entrada do Produto informar o número que será utilizado para a rastreabilidade (pode ser o número de série, uma ID, o IMEI do Celular, um número interno criado).
  1. Na Venda do Produto informar o número individual de identificação do produto que foi utilizado na Entrada.
  1. Em uma possível troca ou devolução fazer o processo de retorno do produto ao Sistema.

Benefícios no uso da rastreabilidade

– Controle 100% eficaz sobre o Estoque de Produtos;

– Identificação sobre o período de garantia do produto no Fornecedor;

– Rastrear produtos que estão encalhados no Estoque;

– Determinar produtos com prazo de validade vencendo.

A rastreabilidade permite além de controles físico mais eficaz, também aumenta e eficiência nos resultados Financeiros da Venda.

O FACILITE Sistemas Comerciais permite que este tipo de controle seja realizado. Acreditamos que todo o processo de Compra e Venda com a rastreabilidade proporciona à Empresa uma garantia maior sobre os resultados obtidos, permitindo um controle 100% efetivo sobre os Produtos de alto valor agregado.

4 PASSOS AUFRE

Conheça mais sobre este recurso e tire suas dúvidas através de nosso contato.

 

tdp@tdp.com.br.

Florisvaldo Alves Pereira

Diretor – TDP Sistemas de Informação